O (temido) umbigo do Recém-Nascido!

A limpeza do umbigo pode gerar muitas dúvidas nas ‘novas mães’. Acho que esse medo é meio que cultural, pois antigamente se tinha um temor incrível por causa do umbigo. Eu sou dessa época! Lembro-me perfeitamente da minha mãe preocupada falando para minha irmã cuidar do umbigo do meu sobrinho. Nossa… era muita preocupação com aquilo, tinha que cuidar ao pegar ele no colo, cuidar no banho (não podia molhar), ainda usava-se as faixas para  ‘firmar’ a região até o umbigo cair.
O tempo passou, as coisas evoluíram e hoje em dia a preocupação com o umbigo é um pouco menor. Obvio que exige cuidado, mas não é ‘um bixo de 7 cabeças’ como era antigamente.

 

Bom, vou contar como eram os cuidados com o umbigo do Gael: Aqui eu sempre segui o recomendado pela pedi e pelas enfermeiras do hospital e  limpava bem a cada troca de fraldas dele, indiferente se fosse xixi ou cocô.  o umbigo dele caiu com 18 dias. Enquanto ele estava na UTI caiu um pedaço e o clamp, mas ainda restou um toquinho, que ficou ali até o 18º dia (dizem que pode cair até 21 dias).

Vamos lá:
Materiais para a limpeza: Alcool 70% e hastes flexíveis ( o famoso cotonete).

Primeira coisa: NÃO DÓI!! As enfermeiras sempre falavam pra nós: pode limpar bem! Não precisa ter medo porque não dói! Eles podem ‘reclamar’ um pouquinho porque o álcool é geladinho  e eles sentem isso; mas não é dor, é apenas a sensação de frio ali na ‘base’ do umbigo, mas logo passa! O coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Segundo: Sempre limpe a base do coto. Nunca limpe de cima (o pedaço que fica pra fora) pra baixo,  pois pode trazer sujeiras e bactérias para a base.

Terceiro: você pode, e deve, dar uma leve virada/puxada no umbigo para limpar bem a base dele, pois é com uma boa limpeza com o alcool 70% que vai ajudar a secar e cair mais rápido. Lembre-se: não dói.

Quarto: fique atenta se ver algo diferente, como pus (em excesso), vermelhidão e inchaço. Isso pode indicar uma inflamação e você deve procurar o pediatra. *é normal ter uma secreção um pouco amarelada, semelhante ao pus, mas é bem pouquinho e sem cheiro forte.

Quinto: o uso de faixas não é aconselhado pelos pediatras, pois as faixas abafam o local, e o coto umbilical tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. A maioria das fraldas RN hoje em dia já vem com um recorte nessa área justamente pra não deixar o local abafado e também para não ficar ‘roçando’ no local.

Sexto: pode dar banho sim! O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza.

E muito, mas muito importante: lavem bem as mãos antes de manusear o umbigo do seu filho.

Deixo esse vídeo com uma explicação bem clara e com demonstração do que eu falei aqui.
Espero que gostem.
Ah, não precisa ter medo viu! Você vai conseguir 🙂 Bjinhos no ❤

camila vidal

 

Anúncios

Marcado:, , , ,

Comente este post! (seu e-mail não será divulgado!)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: