O primeiro ano de vida!

Hoje o dia é de comemoração por aqui, afinal, nosso pequeno pedacinho completa seu 1º ano de vida!                >>> Siiiimmmm…. sobrevivemos ao primeiro ano (kkkkkk)!!!
Não é só o primeiro ano da criança!
É o primeiro ano da mãe, do Pai e da nova família que se formou.
O primeiro ano é o ano das descobertas, das novidades e das maiores conquistas daquele pequeno Ser. E as conquistas não são poucas.
Vocês já pararam pra pensar tudo o que acontece em um ano na vida de um bebê?
Ele nasce, e durante os 3 primeiros meses ‘sobrevive’ à mãe puérpera, que ainda está aprendendo tudo, que ainda tem duvidas e medos. Ela está fazendo tudo certo, está dando seu melhor, só não sabe disso ainda 😉 . Ele também sobrevive a um Pai que também não tem certeza de nada, apenas segue a mãe em seus instintos. Pensem que nos três primeiros turbulentos meses, ele mal enxerga e sua única maneira de se comunicar é chorando e depende da mãe, aquela mãe cansada, com os nervos a flor da pele, para descobrir o que ele têm. Ela descobre, ela sempre descobre o que ele quer. Mas às vezes demora um pouquinho: fome, sono, xixi, cocô, cólicas, cansaço… ? São muitas opções, e sempre vamos tentando até ele se acalmar. Sobreviver a isso, pra mim já é uma grande coisa, um feito enorme!
Depois que chega à ‘maioridade’ (chamo assim pós os 3 meses), começam as descobertas pra valer: ele começa enxergar bem o mundo, começa a rolar, a sentar, a resmungar querendo se comunicar (oba, já temos outro som além do choro!);
Descobre que pode usar as mãos para pegar as coisas e descobre também que pode jogar no chão essas mesmas coisas que acabou de pegar;
Descobre o som da sua voz e descobre que pode chamar atenção com ela com através de seus gritinhos.
Ele começa a comer, descobre que existe outras coisas além de leite para se alimentar e num esforço grande, aprende a mastigar e aprende que agora saciar a fome não é tãoo fácil como era antes, afinal, vai depender do esforço dele também.
Num esforço tremendo ele começa a se apoiar e logo descobre que pode se locomover (engatinhar). Gente, engatinhar não é nada fácil, acreditem! Então um belo dia descobre que pode ficar de pé e andar. Seu equilíbrio ainda não é muito bom, mas com muito treinamento, esforço e dedicação ele aprimora e de repente anda sozinho.
Não acontece tudo nessa ordem, afinal, cada bebê tem seu tempo e seu ritmo, mas com exceção do andar sozinho (que a maioria faz um pouco passado de um ano), via de regra, TUDO que citei acima acontece! É claro que tem muito mais coisas além do que citei acima. Mas mesmo assim, já é muita coisa!
Vocês pensaram nisso gente? Quanta coisa uma criança conquista em apenas 1 ano!? É muita coisa para um Ser tão pequeno e que depende de outros para tudo! Aliás, dependia né!? Por que agora ele começa a se sentir independente e algumas coisas ele não precisa mais da mãe e do pai (sic)!
Por esses e outros inúmeros motivos que eu acho que o primeiro ano deve ser comemorado!
Não interessa se for festa, festinha, festão. Pra 10, 50 ou 300 convidados. No melhor salão de festas da cidade ou em casa. Tem que comemorar, não dá pra deixar passar em branco tudo isso que seu filho e vocês (Pais) conquistaram. Afinal, foi muita coisa, lembram-se?
Parabéns pra nós Pais que sobrevivemos a esse turbulento primeiro ano (\o/\o/\o/). E vamos nos preparando por que daqui pra frente as emoções serão diferentes, as descobertas serão outras e as conquistas também.
Que Deus nos dê sabedoria e também muita paciência (rsrsr) pra continuar lutando nessa guerra diária que é criar um filho!

camila vidal

 

 

 

Gael nos primeiros momentos de vida. E Gael com 11 meses.

Gael nos primeiros momentos de vida. E Gael com 11 meses.

 

Anúncios

Marcado:,

Comente este post! (seu e-mail não será divulgado!)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: